'







sexta-feira, 11 de março de 2011

Tsunami perde força ao chegar na Indonésia, nas Filipinas e no Havaí


O tsunami que se formou após um terremoto de 8,9 graus na escala Richter atingir a costa do Japão e que arrasou cidades no país asiático enfraqueceu e não causou danos nas Filipinas nem na Indonésia, informa a agência France Presse.

As autoridades indonésias anunciaram na noite desta sexta-feira (11), ainda manhã no Brasil, que levantaram o alerta de tsunami, depois da chegada das ondas de apenas 10 centímetros, que não causaram nenhum dano.

O diretor dos serviços meteorológicos filipinos indicou que ondas pequenas também chegaram a seu país sem maiores danos.

O Centro de Alerta de Tsunami (CAT) da Rússia registrou ondas de até três metros de altura na ilha de Shikotan do arquipélago de Kiril, que fica a algumas dezenas de milhas marítimas da ilha japonesa de Hokkaido. O porta-voz do CAT da ilha de Sakhalin deu as informações à agência Interfax.

- Em Shikotan foram registradas ondas de até três metros. Na ilha de Kunashir na altura da localidade de Yushnokurilsk as ondas chegavam aos dois metros.

As ondas do tsunami também alcançaram o litoral da península de Kamchatka, Sakhalin e a região de Primorie, todas no Extremo Oriente russo.

Além disso, foi detectado um aumento do nível do mar nos mares do Japão, Ojotsk e Bering. O Instituto Meteorológico da Rússia informou que retirará o alerta de tsunami nas Kiril quando passar a terceira onda nas próximas horas. Aleksandr Joroshavin, governador da região de Sakhalin, relatou a situação na região.

- Neste momento, a situação nas Curilas está absolutamente sob controle.

O governador explicou que milhares de habitantes das ilhas foram retirados para lugares seguros após o terremoto. E acrescentou que os navios que trabalhavam ou navegavam as águas da região foram levados mar adentro. Contudo, as autoridades descartam que o tsunami seja uma ameaça para o território russo.

Estado americano do Havaí registra tsunami

As primeiras ondas do tsunami chegaram ao litoral de Waikiki, no Estado americano do Havaí. O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico indicou ter registrado uma mudança nas ondas do porto de Waianae por volta das 03h24 deste sábado (ainda 10h24 desta sexta-feira em Brasília), pouco antes de ondas relativamente pequenas chegarem à praia de Waikiki.

Nenhum dano foi provocado pelas ondas, que também foram percebidas em outras ilhas do arquipélago americano.

Na ilha de Kauai, ondas de 48 centímetros foram vistas na praia de Nawiliwili, e de 71 centímetros na praia de Barbers Point, na ilha de Oahu, de acordo com um centro de emergências de Honolulu.

O alarme de tsunami do Havaí soou pelo menos cinco horas antes da chegada das ondas. A polícia chegou a montar bloqueios nas estradas que levam à zona costeira.

Os EUA mantêm alerta de tsunami em seus Estados da Costa Oeste, como Califórnia, Oregon e Alasca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário