'







sexta-feira, 11 de março de 2011

Primeira onda de tsunami deve chegar nesta tarde no México

A primeira grande onda gerada pela tsunami provocada pelo terremoto no Japão que atingiu 8,9 graus na escala Richter, desencadeou um alerta para a maior parte do oceano Pacífico. Segundo o SMN (Serviço Sismológico Nacional do México) a onda deve chegará ao México por volta das 15h em Brasília.

A instituição no entanto não soube informar com que altura a onda deve chegar a costa mexicana. A engenheira da SMN , Adriana González, explica como o Tsunami deve chegar ao país.

- A onda deve entrar pelas costas do estado da Baixa Califónia (noroeste) às 15h e sair por Chiapas (sudeste) por volta das 18h.

Por ora, as autoridades mexicanas não emitiram um alerta de tsunami.

O tremora atingiu a costa nordeste do Japão nesta sexta-feira (11), causando pânico e danos em diversas cidades do país. O terremoto fez com que as autoridades locais emitissem um alerta contra tsunamis de pelo menos 10 metros de altura.

De acordo com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos), o epicentro do abalo sísmico foi registrado a uma profundidade de 24 km no oceano Pacífico, a 130 km da ilha de Honshu, a maior do arquipélago japonês, e a 373 km da capital do país, Tóquio.

O alerta de tsunami também foi emitido para outros países, incluindo Filipinas, Taiwan e Rússia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário