'







quinta-feira, 21 de abril de 2011

FERIADÃO: Risco de afogamento no fim de semana será maior

A segurança dos banhistas será reforçada com a presença de 71 guarda-vidas na Praia do Futuro (CARLOS CAVALCANTE 3/2/2008)

Quem pretende aproveitar o feriadão da Semana Santa na Praia do Futuro, é melhor ficar atento. No sábado e no domingo pela manhã, o escoamento da maré pode aumentar o risco de afogamentos. O alerta foi feito pelo Corpo de Bombeiros do Ceará ontem, durante coletiva da Operação Semana Santa.

No sábado, o fenômeno ocorre das 8h30min às 11 horas. Já no domingo a atenção deve ser redobrada entre 9h30min e 12h30min. “Nesses períodos a situação é mais crítica. A maré vai secando e puxando os banhistas para dentro do mar”, explicou o comandante-adjunto do Corpo de Bombeiros, coronel Marcos Moreira.


O risco de afogamento durante o escoamento da maré é maior na Praia do Futuro do que em outros locais. Segundo o comandante, a topografia diferenciada e o grande número de frequentadores contribuem para isso. A segurança será reforçada com 71 homens. Conforme Moreira, nas manhãs de sábado e domingo, alguns vão fazer o trabalho de retirar banhistas das valas que se formam no mar e colocar em área segura.


No restante da Capital e região metropolitana, 190 bombeiros já estão disponíveis para atender a população. Em todo o Estado, os postos do Corpo de Bombeiros estão distribuindo pulseiras de identificação para as crianças. “Uma criança perdida é um afogado em potencial”, alertou o comandante. Na pulseira, é possível colocar o nome da criança e do responsável, além do endereço e do telefone.


Homicídios

Para garantir a segurança em todo o Estado durante a Semana Santa, a Polícia Militar (PM) conta com um efetivo de 3.006 homens, conforme informou o comandante geral da PM, Werisleik Ponte Matias, durante a coletiva. 1.812 homens já estão distribuídos na Capital e mais 1.194 no Interior. A maior preocupação, segundo o comandante, é com o número de homicídios.

“É a nossa maior preocupação por causa da ingestão de bebida alcoólica”, ressaltou Werisleik. Durante a coletiva, o comandante anunciou ainda que o Grupo Raio (Rondas de Ação Intensiva e Ostensiva) recebeu reforços. Desde ontem, o grupo conta com 32 equipes. Eram 23. Ele acrescentou ainda que 20 equipes vão passar a trabalhar no período noturno.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O escoamento da maré contribui para aumentar o risco de afogamentos na Praia do Futuro. Quando a maré começa a secar, os banhistas são puxados. 71 homens irão garantir a segurança dos frequentadores no feriadão.

NÚMEROS

71

GUARDA-VIDAS

O Corpo de Bombeiros reforçará a segurança dos banhistas na Praia do Futuro durante o feriado.


190


BOMBEIROS

Estarão no restante da Capital e na Região Metropolitana para atender à população.

DICAS


EVITE AFOGAMENTOS


Nade apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas;


Consulte o guarda-vidas para saber as condições para o banho e para o surfe, antes de entrar na água;


Nade sempre em companhia de outras pessoas;


Mergulhe somente em águas que você já conhece;


Antes de mergulhar no mar, certifique-se da profundidade;


Evite ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados antes e durante o banho de mar;


Se perceber que está sendo arrastado pelo mar, chame por socorro.


FONTE: Corpo de Bombeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário