'







quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

VESTIBULAR E CONCURSOS: Sisu encerra inscrições hoje com mais de 1,5 milhão de candidatos

Sistema fecha à meia-noite; maioria das vagas está na Universidade Federal do Ceará

O SISU, sistema que unifica a oferta de vagas em universidades e institutos federais de educação, recebe inscrições até a meia-noite desta quinta-feira (20).

Mais de 1,5 milhão de cadastros foram realizados por cerca de 800 mil estudantes até a noite de ontem. O sistema abriga 83 mil oportunidades de ingresso no ensino superior, em substituição ao vestibular.

O curso mais procurado do Sisu é o bacharelado em ciência e tecnologia da UFABC (Universidade Federal do ABC). Mais de 13,7 mil candidatos haviam se inscrito para disputar as vagas.

A carreira de medicina na UFC (Universidade Federal do Ceará), que abriga 300 vagas, ocupa o segundo posto na disputa - são 11,6 mil inscritos. A instituição, aliás, é a que oferece o maior número de oportunidade no SISU, com 5.724 vagas abertas.

O terceiro curso mais procurado pelos estudantes é o de ciências biológicas na UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco).

Justiça

A Justiça Federal do Ceará ainda analisa os dois processos abertos contra o Sisu - um pelo MPF (Ministério Público Federal) e outro pela DPU (Defensoria Pública da União).

Ambos pedem que a divulgação dos resultados do sistema seja cancelada e que os candidatos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) possam ter acesso ao espelho de respostas das provas, além de direito a entrar com recurso contra as notas recebidas no exame.

A previsão do MEC é que o resultado do Sisu saia até o dia 24, segunda-feira. O Ministério Público Federal em Pernambuco também entrou com ação judicial pedindo que os estudantes possam solicitar o espelho de respostas do Enem.

Saída

Depois das crises enfrentadas pelo Enem após a aplicação da prova, nos dias 6 e 7 de novembro de 2010 - vários cadernos de prova amarelos tiveram problemas de impressão, com questões repetidas -, Joaquim Soares Neto, presidente do Inep (instituto do MEC responsável pelo exame), pediu demissão.

A exoneração veio à tona nesta terça-feira (18), também depois dos problemas do Sisu. A informação foi publicada no Diário Oficial da União.

Malvina Tuttman, reitora da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio), vai assumir o cargo.


Fonte: Portal R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário