'







segunda-feira, 12 de julho de 2010

• INTERNACIONAL: Chega a 64 o número de mortos em atentados em Uganda

Explosões atingiram restaurante e clube enquanto clientes assistiam à Copa pela TV

Às 07h38

O número de mortos nos dois atentados ocorridos neste domingo (11), em Campala, capital de Uganda, subiu para 64, informaram fontes oficiais do governo local.

Logo após as explosões - que ocorreram com intervalos de poucos minutos enquanto centenas de pessoas assistiam pela TV ao jogo da final da Copa do Mundo de futebol - as autoridades informaram que ao menos 23 pessoas tinham morrido, mas a cifra foi corrigida depois. Entre os mortos está um cidadão americano.

As explosões aconteceram em um restaurante etíope no sul da capital e em um clube de rúgbi no leste de Campala, por volta das 22h30 pelo horário local (17h30 de Brasília).

A polícia informou que 49 pessoas morreram no clube de rúgbi, onde ao menos duas bombas foram detonadas, e 15 no restaurante, onde três americanos também ficaram feridos.

O número exato de feridos é incerto, mas testemunhas informaram que dezenas de pessoas foram levadas aos hospitais da capital ugandesa após os ataques. De acordo com o jornal americano The New York Times, 70 pessoas sofreram ferimentos nos ataques.

Embora não haja confirmação sobre como as explosões aconteceram, repórteres de agências internacionais que estiveram nos locais disseram que restos mortais indicam que o atentado parece ter sido praticado por um homens-bomba.

Nenhum grupo assumiu a autoria dos atentados, mas a polícia o chefe da polícia local, Kale Kaihura, disse suspeitar da milícia somali Al Shabab, ligada à rede terrorista Al Qaeda, de Osama bin Laden.

Em Mogadíscio, na Somália, o comandade da Al Shabab, xeque Yusuf Sheik Issa, disse que estava contente com os ataques, mas se recusou a confirmar ou desmentir se seu grupo era responsável pelos ataques.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário