'







quarta-feira, 16 de junho de 2010

• INTERNACIONAL: Réplicas assustam Indonésia após tremores de 7 e 6,2 graus


Abalos ocorreram perto do meio-dia e causaram ao menos duas mortes no leste do país

Ao menos dez réplicas (tremores secundários que se seguem a terremotos principais) atingiram diversas ilhas da Indonésia, após os abalos de 6,2 e sete graus na escala Richter que assustaram o país asiático nesta quarta-feira (16), informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS).

Autoridades locais dizem que duas pessoas morreram soterradas na ilha de Papua, no extremo leste da região, onde diversas casas desabaram. A localidade fica muito próxima ao epicentro dos tremores principais, 467 km a oeste da capital papuana de Jayapura e a cerca de 3.000 km da capital da Indonésia, Jacarta.

A Agência Nacional de Gestão de Desastres (BNPB) do país confirmou a queda de ao menos quatro casas e um edifício público na localidade de Serui, assim como o colapso de vários postes elétricos, o que provocou cortes no fornecimento de energia elétrica.

Na ilha de Biak, a mais povoada da zona afetada, houve cenas de pânico e as atividades de trabalho foram interrompidas temporariamente, assim como o funcionamento do aeroporto, segundo a imprensa local.

Abalos ocorreram perto do meio-dia

O primeiro abalo sentido pelos moradores aconteceu às 12h06 locais (0h06 em Brasília). Pouco depois, às 12h16 no horário local (0h16 de Brasília), um terremoto de sete graus na escala Richter atingiu a região. Na sequência, vários outros abalos, incluindo um de 6,2 graus (anteriormente classificado com magnitude 6,4), foram registrados em Papua e outras ilhas da Indonésia.

A Agência de Meteorologia, Clima e Geofísica (BMKG) declarou um alerta de tsunami após o segundo terremoto, mas a possibilidade de onda gigante foi cancelada cerca de duas horas depois.

A Indonésia está sobre o chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma região de grande atividade sísmica e vulcânica que é atingida por cerca de 7.000 tremores por ano, a maioria de baixa magnitude.

Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9,1 graus na escala Richter atingiu a ilha de Sumatra, provocando o tsunami que afetou mais de dez países banhados pelo Oceano Índico, matando mais de 200 mil pessoas.


Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário