'







sexta-feira, 18 de junho de 2010

• FORTALEZA: INFLUENZA - A Vacina livre para maiores de nove anos

No Ceará, já foram imunizados 80% do público-alvo, ou seja, mais de 3 milhões de pessoas, segundo a Sesa

A campanha de vacinação contra Influenza A (H1N1) continua nos postos de saúde de Fortaleza e Interior do Estado. Mas, a partir de agora e até o final do estoque de 200 mil doses da vacina, qualquer pessoa acima dos nove anos de idade pode se vacinar. A determinação é do Ministério da Saúde, que deixou a cargo de cada município a escolha dos critérios para o encerramento da campanha.

Mesmo assim, adultos de 30 a 39 anos e crianças de dois a cinco anos de idade ainda são o foco principal das últimas doses, visto que a meta estabelecida anteriormente ainda não foi alcançada de fato.

De acordo com o levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, realizado na última quarta-feira, foram vacinadas 1.100.355 pessoas em Fortaleza, que corresponde a 78,62% da meta estabelecida pelo MS.

No Brasil, em três meses de campanha de vacinação, 81 milhões de brasileiros foram imunizados contra a influenza A, o que representa 88% do público-alvo total. De acordo com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o resultado elimina a possibilidade de haver muitos casos da doença no país, como no ano passado.

A SMS esclarece que a ampliação da campanha não irá influenciar a segunda dose das crianças já vacinadas, que têm estoque garantido. As crianças de seis a oito anos não foram incluídas na ampliação porque não haveria o suficiente para a aplicação da segunda dose da vacina contra a Influenza A.

Interior

No Ceará já foram vacinados 80% do público- alvo, o número de imunizados passou dos três milhões, de acordo com dados da Secretaria da Saúde do Estado. Mas, as gestantes, os portadores de doenças crônicas, adultos com idade de 20 até 39 anos e crianças entre dois e quatro anos de idade ainda não cumpriram a meta estipulada.

MAIS INFORMAÇÕES

Está sendo aplicada em todas as unidades de saúde de Fortaleza, das 8h às 17h, segundo a Secretaria Municipal de Saúde


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário